domingo, 29 de agosto de 2010

O Marketing na Política

“O MARKETING NÃO GANHA A ELEIÇÃO, MAS SEM ELE VOCÊ PERDE”


Vivemos em uma época onde o domínio da informação, a segmentação e o planejamento, são pontos fundamentais para se destacar em qualquer área, principalmente na carreira política.

O homem público moderno se antecipa aos acontecimentos, vai buscar as informações diretamente no seu público. Monitora os anseios de seus eleitores e planeja ações para atendê-los.

Apesar de muitos entenderem de forma diversa, o Marketing aplicado a política não é propaganda, é uma ferramenta científica que ajuda a planejar seus objetivos políticos, na direção das expectativas de seu eleitor.

O Marketing não é apenas um trabalho a ser executado antes das eleições, e sim um instrumento para ser utilizado por toda sua carreira política.

São 3 as possibilidades de utilização prática do Marketing aplicado a política:

1- MARKETING POLÍTICO.
2- MARKETING ELEITORAL.
3- MARKETING GOVERNAMENTAL.


“A política talvez seja a única profissão em que se julga não ser necessária uma preparação profissional.”

Stevenson – Poeta Sueco - 1848


1- MARKETING POLÍTICO

Esse é o trabalho feito fora da época de eleições e do exercício de mandatos.

Nessa fase, o “Candidato” a político deve planejar sua carreira, escolhendo a forma que quer ser visto pela população, o tipo de roupa, aparência física, as ações a serem tomadas, o perfil de sua atuação, sempre com foco no seu eleitorado potencial e nos seus objetivos finais.

Esse trabalho deve ser coordenador por um Consultor de Estratégia Política, pois as adaptações no perfil das pessoas, tem limitações e esses limites devem ser estudados em profundidade.

A execução do planejamento feito nesta fase, vai “construir” a imagem que o político vai levar por boa parte de sua carreira


2 - MARKETING ELEITORAL

Comumente confundido com o Marketing Político, o Marketing Eleitoral é a “ciência” utilizada no planejamento, criação e execução das ações de comunicação durante o período das Campanhas eleitorais, tanto majoritária quanto proporcional.

Os candidatos que desenvolve um contínuo e bem elaborado planejamento de marketing, durante sua carreira política, tem vantagens sobre os demais candidatos no momento das eleições. Esse candidato vai precisar destinar menos energia para alcançar melhores resultados, que os candidatos que resolvem divulgar sua imagem apenas durante as eleições, o que, normalmente, significa também um menor investimento financeiro.


“Só há uma via de se chegar ao poder: Estudar a natureza humana e agir de acordo.”

Willian Riordan.



3 - MARKETING GOVERNAMENTAL:

Durante a execução de cada mandato conquistado através de uma eleição, o candidato eleito deve ter uma especial atenção a divulgação dos seus feitos, pois como diz o ditado, “QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO”. Para esse trabalho utilizamos técnicas do Marketing Governamental, pois não basta ser um bom governante, é preciso também comunicar o que se está sendo feito.

Ao assumir o mandato, o político deve realizar um planejamento estratégico de comunicação e ação governamental.

Textos Interessantes:

O Príncipe Eletrônico – Otávio Iani
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:R85EloiCUk8J:bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/anpocs/ianni.rtf+principe+eletronico&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Bons Ventos na Reforma Eleitoral – Dr. Alberto Rollo
http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=586

Silvio Reis Junior
Consultor Político Estratégico
Formado em Comunicação Social com especialização em RTV, na FAAP-SP
Pós Graduado em Marketing Político e Eleitoral pela USP.

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