domingo, 31 de maio de 2009

HDTV - DAQUI PRA FRENTE, TUDO VAI SER DIFERENTE

O único formato de transmitir e receber TV, utilizado até dezembro de 2007 no nosso país, pouco se difere das primeiras transmissões que se tem notícias, ocorridas no inicio do século passado. Não erra quem afirmar que aparelhos de televisão produzidos nos anos 20 e 30, funcionariam ainda hoje aqui em nossa região.

A imagem com certeza vai ser ruim e em preto e branco, porque a evolução da transmissão para esse tipo de equipamento melhorou muito nesse período, mas a essência do sistema analógico é a mesma. Agora temos uma qualidade de imagem e som bem superior aos daquela época além é claro da cor, que entrou no Brasil no início dos anos 70.

Você lembra do Vila Sésamo? Era em PB, mas o Sítio do Pica Pau Amarelo já veio em cores. Lembra da roupa verde do Visconde?

Um pouco antes, quando o homem foi para a Lua, dizem que foi uma montagem de estúdio, mas de qualquer forma foi em preto e branco. Para a evolução dos equipamentos de televisão aquilo não representou muito, para a humanidade foi um grande salto.

Agora vamos ter um pequeno passo para a humanidade que vai significar um grande salto para a região.

O sistema de TV está mudando completamente, aquela TV de século passado não funciona no novo sistema, assim como o novo sistema não funciona com o sinal atual.

Quando um canal de TV transmite no formato analógico, significa que a imagem é construída basicamente pela variação da freqüência e da amplitude do sinal que chega a sua tela, assim também vai o áudio que é processado e amplificado para seus alto falantes. Na TV Digital é uma variação binária, a linguagem entendida pelos computadores.

A tela da TV é formada de milhares de pontos, que variam de cor e intensidade conforme o sinal de entrada. Essa associação de forma simplificada ocorre tanto na TV atual, quanto na nova tecnologia HDTV, o que muda é a quantidade de pontos e a forma como essa variação é imposta.

Como na fotografia, quanto mais pontos de resolução, melhor a imagem. Hoje as TV tem 525 linhas de resolução, ou seja, 525 pontos no sentido vertical, e aproximadamente 720 colunas no sentido horizontal. Esse cruzamento de aproximadamente 378.000 pontos desenham a imagem que assistimos nas TV´s do sistema analógico.

Estou colocando o número de pontos como aproximadamente, porque o NTSC tem 525 linhas como padrão, mas algumas delas ficam fora do campo de visão da TV, ou seja, fora da parte da tela que você vê. Depois que inventaram o High Definition (HD), o sistema atual recebeu um nome novo, agora é o SD (Standard Definition).

Com o sistema novo, a imagem, o HD, temos 1080 linhas e 1920 colunas, o que dá aproximadamente 2.073.600, quase 5,5 vezes mais pontos para registrar a mesma imagem, ou seja, uma resolução quase 6 vezes maior.

O formato da tela passa a ser mais parecida com a tela de cinema, é tornou-se retangular, na proporção 16 x 9. Esse formato é mais adequado a forma da visão humana. Com isso muita coisa muda na produção dos trabalhos.

Outra característica que se assemelha mais com o cinema é o campo focal, que fica muito mais crítico, pois com mais resolução, qualquer errinho na focagem vai diretamente refletir na imagem fora de foco, sem choro nem vela.

Para quem trabalha com produção em TV, muita coisa vai ser diferente, a iluminação, a maquiagem, os cenários, tudo tem que ser pensado de forma mais detalhada e precisa, pois qualquer falha aparece.

Para usufruir 100% da qualidade da TV digital, você precisa ter em casa uma TV FULL HD com conversor digital embutido, ou com uma caixa conversora externa.

Caso tenha uma TV de LCD ou Plasma, com resolução inferior, (esse tipo o mercado varejista chama de HDTV Ready), também pode usufruir, ligando a uma caixa conversora, mas nesse caso a resolução vai ser limitada pela resolução da TV.

Também é possível ligar uma TV atual a um conversor, mas nesse caso o sinal melhora de qualidade, somem os fantasmas e ruídos, mas a resolução também é limitada pelo televisor.

Mas porque o conversor digital?

Como tinha falado antes, a TV digital é transmitida na linguagem de computador, por isso a freqüência de onda que antes “transportava” 1 canal de televisão na qualidade SD, hoje pode transportar 2 canais de alta definição e um canal para equipamentos móveis.

Para facilitar um pouco, quem tem antena externa em casa, recebe uma emissora de TV convencional por VHF ou UHF (depende do canal que você assiste da TV Aberta). Aquele número na sua TV significa que você sintonizou uma “transportadora” de sinal de TV. Tecnicamente chamamos de portadora. O circuito de sua TV retira a portadora e usa o áudio e o vídeo para exibir seu programa escolhido.

Já a “transportadora” do canal de TV Tribuna Digital, permite transportar mais de um sinal, a função do conversor é extrair o sinal de áudio e vídeo correto para ser enviado para seu televisor. Alguns televisores já tem o conversor digital embutido.

Quem não quiser comprar nada, vai continuar a receber o sinal da mesma forma por até 2016.

Outra vantagem da TV digital é poder assistir TV em qualquer local, com receptores portáteis. Para isso existem as mini Tv´s, receptores tipo pen driver para Laptop´s e computadores e recepção em celular. É o que chamamos de portabilidade.

Se você mora em prédio, pode até questionar que isso já existe, toda guarita tem uma TV Portátil, não é verdade?

Tudo bem, mas tira a esponja de aço da antena e dá uma volta no quarteirão para ver que isso não pode ser considerado um equipamento dotado de portabilidade.

Os receptores portáteis da TV digital funcionam mesmo em movimento, sem queda de sinal ou chuvisco, quando dentro da cobertura do sinal digital.

Como somos brasileiros e o número de TV´s em nosso pais é maior que o de geladeiras, essa nova tecnologia vai mexer com uma das paixões do nosso povo.

UM PROJETO PIONEIRO EM HDTV



O projeto Caminhos de São Paulo, veiculado na TV Globo de São Paulo e patrocinado pela Drogaria São Paulo foi o primeiro projeto especial a veicular 2 comerciais em alta Definição por mês no páis e, até hoje, já veiculou 24 filmes em HDTV, o maior volume de filmes nessa tecnologia no país. É um projeto criado pela Tv Globo/SP em parceria com a Release.

Silvio Reis Junior – Formado em Comunicação Social com especialização em Radio e TV na FAAP- SP, Pós-Graduado em Marketing Político pela USP. Produtor de Vídeo, diretor da Release Eletrônico. Trabalha com HDTV desde dezembro de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário